Chá das 3, Coisas de RP

“As 50 Sombras de Grey” Coincidências ou Pura Estratégia?

É hoje! Hoje estreia o filme mais esperado do ano, a adaptação cinematográfica do livro bestseller que se tornou um fenómeno global, um romance erótico, obsessivo e viciante…”As 50 Sombras de Grey”.

Há 2 anos que corre tinta sem parar sobre o assunto, entre discussões em blogs, entrevistas e debates, um murmurinho que passou a um buzz extraordinário. Foi cultivado um mediatismo tal, que invadiu o mercado de consumo e comunicação. 

Houve, até, quem se inspirasse neste bestseller para elaborar estratégias de marketing. Nos Estado Unidos alguns hotéis chegaram a criar pacotes para casais terem experiências similares ao casal Grey. Já a marca OPI lançou uma edição limitada de vernizes inspirada na saga, que transmitem desejo, luxo e paixão, cada um com um nome mais sugestivo que o outro. 

opi

Relativamente ao filme, tudo começou mais de um ano antes da estreia, com o lançamento do primeiro teaser poster “Mr. Grey will see you now” no final de Janeiro de 2014. Palavras para quê não é? Fez todo o propósito de um teaser: é altamente provocante, criou (ainda mais) interesse, aguçou a curiosidade, criou buzz e partilha nas redes sociais. Foi, a meu ver, uma campanha muito bem conseguida.

1º teaser

Entretanto, saíram mais teasers, trailers, cheirinhos sobre a banda sonora e estratégias de marketing nas redes sociais. Com tudo isto pude reparar que há sem dúvida uma estratégia de marketing erótico no lançamento deste filme. Li vários artigos sobre o assunto, e é um tipo de estratégia cada vez mais utilizado pelas marcas. O sexo vende, está dito!

Vejamos as datas relacionadas com o filme. O 1º trailer do filme foi lançado no dia 24 de Julho de 2014, e qual não foi o meu espanto quando constatei que muito próximo dessa data se “comemora” o dia mundial do orgasmo (31 de Julho). Já a estreia mundial está marcada para dia 12 de Fevereiro, mesmo pertinho do dia dos namorados (14 de Fevereiro). Coincidências? Não me parece! Datas escolhidas a dedo por uma mente brilhante, isso sim.

A escolha dos papéis principais também foi bastante interessante: Uma filha de Hollywood e um modelo irlandês!

Para desempenhar o papel do milionário excêntrico Christian Grey foi escolhido o ex-modelo da Calvin Klein, Jamie Dornan. Acho que todo o público feminino está de acordo quanto ao actor assentar que nem uma luva no papel, foi escolhido a dedo, mas como uma imagem vale mais que todo este palavreado, aqui fica uma!

Jamie Dornan

Dakota Johnson foi o nome escolhido para desempenhar o papel da doce Anastasia Steele. As razões desta escolha são variadas. Apesar da curta carreira, a Dakota tem aquele ar super inocente, é filha de grande icones (Don Johnson e Melanie Griffith) e, claro, ex-enteada do super sexy Antonio Banderas. Mas, apesar de todos estes factores de peso, ela própria disse em várias entrevistas que não tem tabus e não tem vergonha de nada.

Dakota Johnson

A banda sonora do filme conta com o contributo da sexy Beyoncé, com uma versão exclusiva da música “Crazy in Love”. Outra escolha ao acaso, ou novamente uma estratégia excelente? A Beyoncé é uma cantora sensual, a música foi um sucesso já na altura que foi lançada, e ainda divulgou no seu próprio Instagram um curto excerto do filme com a sua nova versão da música “Crazy In Love”. Mais uma ferramenta para “rebentar” com as vendas de bilheteira.

Relativamente ao trailer há duas perspectivas diferentes. Um lado romântico e um outro mais sexual. Um equilíbrio sofisticado para atingir uma maior fasquia de possíveis consumidores. É de salientar que o trailer conseguiu, na primeira semana após o lançamento, perto de 20 000 000 visualizações no canal de Youtube da Universal Pictures UK. 

Há, sem dúvida, uma grande controvérsia em volta deste filme. Em tudo o que há sexo, há polémica certo? Mas eu estou super curiosa para ver o que ainda se vai falar e em tudo o que vai acontecer em torno deste filme depois da estreia.

Vou ansiosamente esperar para ver, para já ficamos com o trailer e um chá!

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s