Shake it Now

Carnaval de Norte a Sul

O Carnaval tradicional português, ao contrário do que muitos pensam, nada tem a ver com o brasileiro, por cá a tradição carnavalesca é virada para a sátira e para a crítica social e é um evento que envolve cada vez mais participantes.

O Carnaval foi uma festa religiosa, foi política e hoje é do povo. Existe desde o reinado de D.Afonso III onde se lançavam pelas ruas baldes de água, ovos, laranjas, farelos entre outros produtos, até aos dias de hoje onde se faz de tudo um pouco de Norte a Sul do país.

 O headshake vai para a rua hoje dia 17, brincar ao Carnaval e as opções são muitas, ora vejam:

 #Carnaval de Loulé – São três dias de folia, com muita sátira social e política e este ano já contou com mais de 20 mil participantes. Dia 17 a partir das 15h00, o corso regressa à Avenida com centenas de figurantes, bailarinos, escolas de samba e bandas de música.

#Carnaval de Torres Vedras – É considerado o mais português de Portugal por ter toda uma tradição, com cortejos, batalhas de flores, Matrafonas, Reis do Carnaval, espectáculos e concertos. Terça-feira o grande corso começa às 14h30 e às 19h00 abre o recinto para o resto da folia.

 #Carnaval de Ovar – É o maior acontecimento turístico da região e todos os anos atrai centenas de milhares de visitantes. Os momentos carnavalescos mais imortantes são o baile de máscaras e o grande corso de Domingo e Terça-feira. É um evento pago, mas quem lá vai diz que vale apena.

 #Carnaval da Guarda – É conhecido principamente pela sua tradição de julgar e condenar o “Galo do Entrudo” na fogueira na praça principal. Para além da habitual tradição, o Carnaval na Guarda este ano conta com uma pequena encenação satirica e um espectáculo de música. Termina Terça-feira com uma amostra de sabores da região nas “Tabernas do Entrudo”.

 #Carnaval de Bragança – Em Bragança, os Caretos diabólicos e misteriosos, saem à rua no Carnaval com os seus chocalhos e as suas “carantonhas” para fazer das suas. O evento conta com o “Desfile de Marafonas”, um desfile nocturno, a “Queima do Diabo”, animações de rua, exposições e uma feira gastronómica. Termina dia 18 com “Diabo Morte e Censura” na zona histórica de Bragança. É um Carnaval completamente diferente do resto do país e vale bem a pena lá dar um saltinho.

carnaval

 ~ Shaking the Carnival ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s