Até perder a vista, Chá do Manifesto

De coração na boca e na objectiva.

Uma sociedade cada vez mais diluída, sustentada em valores errados, questionada pelas suas paixões humanas e materialistas. Um ser humano totalmente individualista, interesses afastados da realidade, conceitos que resultam numa desigualdade bruta. 

Desigualdade que muitos fecham os olhos, porque não querem ver ou não aceitam. Uma realidade alvo de crítica pelos olhares mais atentos, observadores e em continua viagem pelo mundo.

De coração na boca e na objectiva, cerca 98 671 fotografias fizeram parte do já conceituado concurso World Press Photo, que na semana passada deu a conhecer os 47 vencedores entre os melhores disparos no fotojornalismo de 2014.

A primeira exposição das fotografias tem início no dia 18 de abril, em Amesterdão. Entre as premiadas selecionei apenas uma – Kitchen Table – pela carga simbólica, pela cor ou quase ausência dela (não fosse o vermelho), pelo aperto no coração e, mais forte ainda, pelo aperto na garganta. 2015, estamos na Europa e assistimos ao profundo abismo que se rasga a cada dia na Ucrânia, onde tudo parece ter recuado uns anos atrás, atrás da democracia, atrás da paz, atrás da liberdade, um recuo que parece ressuscitar a guerra fria, a União Soviética ou pior ainda, o espirito nazi. O sentimento é de profunda impotência, mas que importa o grito das crianças, das mulheres, dos homens, dos trabalhadores ou dos reformados? Quem tem dinheiro, tem dinheiro!

alr23qaekuhuskv9dr2r

(fotografia de Sergei Ilnitsky, em Donetsk, Ucrânia)

Não quis parecer ingrata, pois todas elas seriam dignas e merecedoras de destaque, por isso não deixem de ver todas as outras aqui.

~ chá amargo da realidade ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s