Coisas de RP

“The Pitch”

O “The Pitch” é um reality show documental que revela os bastidores do mundo criativo das agências de publicidade, de uma forma nunca antes abordada. Teve a sua estreia nos EUA em 2012 e no sábado passado chegou a Portugal. 

A série retrata o mundo da publicidade, e como este pode ser bastante exigente com as agências. Só sobrevivem as mais fortes, as que não se adequam ou estão desactualizadas são descartadas. 

Aqui a competição é um negócio. Duas agências concorrem para apresentar a melhor campanha para uma marca específica. 

Já vi o primeiro episódio e colei, dei por mim a opinar sobre as ideias dos criadores, a pôr as mãos à cabeça, a rir e até fiquei nervosa por eles. Neste episódio as duas agências tinham de apresentar uma campanha para convencer jovens dos 18 aos 24 anos a tomarem o pequeno-almoço na Subway, a maior cadeia de fast-food do mundo (no pressure). Terminado o briefing era hora de partir para o brainstorming, e é aqui que a grande aventura começa. Consegui ver verdadeiras excentricidades, boas ideias e algumas a roçar o ridículo, mas na verdade é esta a magia de um brainstorming, das ideias mais disparatadas é que surgem as ideias mais geniais. 

É fantástico como nesta série se pode ver todo o processo criativo de uma campanha, desde o esboço, a criação do copy e da imagem, debate de ideias, frustrações, obstáculos, complicações e soluções, o aperfeiçoamento e consolidação de ideias, até à grande apresentação ao cliente. Quando digo que fiquei nervosa por eles, tem uma razão de ser, é que não se basta ser criativo, tem de se ser criativo e agradar a marca. Ao arriscar a agência não sabe até que ponto a marca vai gostar ou quais são os seus limites. Tudo vai depender da apresentação.

 Achei as duas campanhas brilhantes, bem conseguidas, mas fiquei um pouco desiludida com uma das agências que se dizia extravagante e excêntrica, mas no final pareceu-me que não arriscaram o suficiente, ficaram muito na sua zona de conforto. Já a outra agência, mais pequena e familiar, arriscou, e muito. Foi além das “quatro paredes” da agência e levaram uma surpresa para a apresentação, e apesar do medo que aquilo fosse além dos limites da marca, eles adoraram e fizeram deles vencedores. 

“Uma grande campanha faz uma carreira”. 

Este programa é uma nova aposta da SIC Radical e chega a Portugal através do canal AMC, que anteriormente já nos tinha brindado com “The Walking Dead” e “Mad Men”. 

Curiosos? Eu aguardo ansiosa os próximos episódios!

default_videopitch

 ~ Shaking The Creativity ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s