Já estamos habituados a que o nos cheguem do Brasil acções de comunicação originais e inovadoras.
Desta vez o governo brasileiro surpreendeu o mundo com uma campanha criativa para combater o HIV.
A melhor forma de sensibilizar as pessoas é sempre quando o assunto lhes toca directamente e de forma personalizada.
Neste sentido, o governo brasileiro criou perfis falsos no Tinder e o Hornet – Redes Sociais muito populares no Brasil para quem procura um parceiro(a) – e informou , nos respectivos perfis publico, que procurava “homem ou mulher para sexo sem compromisso e, de preferência, sem camisinha [preservativo]”.
Sempre que o perfil falso recebia uma mensagem, o interessado, tinha como resposta conselhos sobre a importância da prevenção e do sexo seguro, como “É difícil saber quem tem HIV. Se divirta mas se proteja”.
A linguagem próxima e apelativa surtiu efeito, pois em cerca de um mês, mais de 2000 pessoas foram alertadas para a importância de uma sexualidade segura e informada.
Nós aprovamos esta iniciativa e, pessoalmente, gostava que servisse de inspiração às entidades portuguesas, que também já desenvolvem bom trabalho nesta área.
~Don’t Shake, save yourself ~