Entre vai e vêm, entre encontros e despedidas, entre partir sem destino, as chegadas e as partidas junto à estação de São Bento no Porto são diferentes. A viagem faz-se agora entre a arte e a cultura. No dia 21 de Março foi inaugurado um novo espaço junto à histórica estação de São Bento, uma das mais belas do mundo. O Largo da Estação é um espaço de lazer, de experimentação e um espaço para as artes criativas.
Um pedaço de não-cidade, um espaço perdido entre a Rua da Madeira e estação são agora um ponto de paragem. Uma iniciativa do projecto Locomotiva reabre os velhos armazéns de mercadoria da REFER e transformam-os num espaço de diálogo com a arte (e que eu aplaudo).
Além de um bar e de uma esplanada, o espaço centra-se num palco que serve de lugar às novas ideias e aos conteúdos programáticos da Locomotiva, bem como galerias e um espaço expositivo.
A inauguração deste novo espaço da cidade foi feita de poupa e circunstância com um extenso programa de animação que se iniciou pela tarde e prolongou-se noite dentro, entre performances e exposições, destaco uma torre com muita lata, 2 260 latas, da designer industrial Irena Übler e as instalações da LIKEArchitects e da FAHR 021.3, que muito aprecio e sou fã pela relação que exploram da arte em espaço urbano.
Este projecto, dinamizado pela Porto Lazer, surge na necessidade de revitalizar a zona envolvente à estação de São Bento, conferindo-lhe novas dinâmicas, valorizando as suas potencialidades e promovendo a sua atratividade económica e turística. É uma iniciativa que muito aplaudo, porque o Porto é, e sempre foi, arte!
~ shaking the city ~