É delicado. É perfumado. É intenso e suave. Também tem cor. Também tem cheiro. Entre flores e frutos, podia ser chá. Mas não é chá, hoje são sabonetes. Sim sabonetes, artesanais e com design.
Este projecto desenvolvido pelo estúdio Erik from OZ, situado em Barcelona, desenha a identidade visual da Mencía, uma marca de sabonetes produzidos de forma natural sem elementos prejudiciais para o meio ambiente. Um conceito que, além de perfumado, é também delicado em termos práticos, não só no processo de fabrico como no processo criativo.
Mencía é uma marca que assenta na matéria-prima, nas essências e nos odores naturais, e portanto, são as premissas que ditam a conceptualização criativa. No sentido, de preservar e valorizar estes pontos fortes da marca, foram explorados materiais mais orgânicos como o papel reciclado, o kraft (que eu adoro) ou até, a madeira. São materiais que reforçam a imagem natural e o processo de produção da marca e que definem a sua identidade.
As ilustrações fazem lembrar os livros antigos sobre botânica e que, combinadas com a tipografia, estabelecem um diálogo perfeito entre o natural e orgânico. O logotipo Mencía pretende também esta relação com o botânico, em que o M, como elemento de identidade, se funde com uma rosa suavemente ilustrada, um dos odores mais representativos da perfumaria. A Adobe Caslon pela sua força variedade tipográfica contribuem para um identidade corporativa rica e múltipla na hierarquia de informação.
~ design & sabonetes ~