Entre a Arte e a Informação

Entre o digital e manual

Nem só de digital vive o design, ao contrário do que muitos julgam, e não me refiro ao senso comum (aqui alguns nem sabem bem o que é design) refiro-me também a designers.

O design é muito para lá do digital. Criar um logotipo, um organograma nasce muitas vezes (e bem) de um diálogo entre o papel e a caneta. Um cartaz pode, em parte, ser uma composição fotografada. Um tipografia é levada a régua e compasso para dar forma às letras, às palavras.

Isto não prescinde o uso do digital obviamente. Estamos na era do digital, o computador está munido de ferramentas cada vez mais aprimoradas e, portanto, cada vez mais um recurso que nos ajuda imenso e aperfeiçoam o resultado que pretendemos. Logo é o conceito que determina o processo.

Todo o projecto gráfico têm ou pelo menos deveria ter um briefing, é sobre ele que vamos trabalhar, é sobre ele que sublinhamos as premissas para uma mensagem visual que se espera eficaz e precisa. E quanto mais amplo for melhor será o resultado gráfico. A mente não pára, chovem as primeiras ideias, desenham-se os primeiros esboços. Começa aventura, o processo criativo. E quando o conceito parece estar definido, todas as técnicas que sejam para capazes de concretizá-lo com sucesso são válidas. E isto é igualmente válido para qualquer área de trabalho no design, porque o foco aqui é sempre a mensagem visual.

Ainda me lembro quando, na faculdade, desenhava um logotipo de goiva na mão. Xilogravura, uma técnica chinesa e já antiga, mas que a muitos intrigava. A mim surpreendia-me. Aquele conceito. Como conseguia aquela técnica tornar um projecto de identidade visual ser tão expressivo e tão pleno. E neste caso, correu mais tinta entre a madeira que na máquina digital, e ao contrário do que muitos pensam, isto também é design. Isto é design!

Entre a arte e a informação tenho partilhado alguns projectos (pesquisem e revejam) que exploram técnicas, materiais e pormenores que fazem a diferença e que tornam cada projecto consistente, mais coeso e visualmente interessante. Isto é comunicação visual, isto é design!

Afinal de contas o que é o computador senão um recurso da técnica digital?

tecnica

~ um chá manual e chá digital ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s