Entre a Arte e a Informação

Tipos de letra, são eles todos iguais?

Falemos de Tipografia. Sim, de tipos de letra. Tanto nos eventos, na comunicação ou no design, a tipografia é essencial e praticamente obrigatória. Pode parecer um assunto chato e desinteressante mas é sem dúvida algo presente aos nossos olhos todos dias! Nos sinais de trânsito, nas placas de informações, nas pastelarias, restaurantes, multibancos. Não conseguimos fugir. A tipografia é um meio essencial de comunicação. Apesar da pressa do dia-a-dia nos forçar a focar apenas no conteúdo escrito, o nosso cérebro absorve diversos tipos de letra durante o dia. A designer Sarah Hyndman, publicou recentemente The Type Taste, um livro que explora as nossas respostas emocionais e subconscientes aos diferentes tipos de letra.

The Type Taster Book

Este é um livro que todos os designers deviam ler, inclusive “não-designers”. É, a meu ver, um livro que explora um mundo complexo muito pouco falado e ao qual se dá pouca importância, até mesmo na educação do designer. No livro, Sarah Hyndman mostra como os tipos de letra podem influenciar uma tomada de decisão, podem evocam memórias ou afetar outros sentidos, através de uma pesquisa aprofundada, feita pela própria durante oito meses, a qual lhe permitiu abordar o tema de uma forma divertida e educacional para todos os públicos. São também vistas de perto as personalidades individuais de diferentes tipografias e observadas as escolhas de tipos de letra de cada pessoa e o que estas revelam sobre a sua personalidade.

O livro começa com uma introdução sobre a importância da tipografia, seguindo-se de uma breve história desde a década de 1450 da tipografia até aos dias de hoje, bem como algumas regras gerais sobre o uso. Mas melhor que isso tudo, o livro aborda a reação à tipografia através de diversos diagramas, quizzes e jogos. Um dos jogos é o Type Dating Game, no qual as pessoas imaginam que estão num evento de Speed Dating e têm de escolher um tipo de letra que as identifique/represente, um tipo de letra com o qual teriam um encontro, ou dos quais se tornariam amigos. Font Census é outro jogo onde é necessária a escolha de um tipo de letra pelos participantes e, os mesmos, têm de responder a diversas perguntas sobre a tipografia escolhida, como “Que trabalho esta faria?”.

Outra coisa engraçada sobre este livro é que se pode escolher entre 5 capas, cada uma com uma tipografia diferente: Baskerville, Clarendon, Didot, Gill Sans, Helvetica. Dentro do livro pode-se encontrar a análise de personalidade correspondente à escolha da capa. Cada livro vem ainda com uns óculos azuis e vermelhos para se observar uma serie de imagens azuis e vermelhas, que revelam o que uma tipografia diz diretamente e o que pode transmitir implicitamente.

ONDE COMPRAR O livro está apenas disponível para comprar diretamente através site Type Tasting e numa pequena seleção de lojas de venda de livros independentes. Para comprar através da Europa clique aqui.

~Um chá e um livro~

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