Chá do Manifesto

Conflito nas Redes Sociais

No passado dia 11 de Maio, a empresa de autocarros N.A.T. (New Adventure Travel) lançou uma campanha publicitária para um novo serviço da zona de Cardiff, País de Gales, mas viu esta campanha ser motivo de um forte protesto nas redes sociais.

Com o objectivo de chamar a atenção do público mais jovem, para utilizarem aquele transporte, a N.A.T. decidiu colocar imagens nos seus autocarros que geraram indignação em ambos os sexos.

Nas imagens em questão podemos ver uma mulher aparentemente nua que segura uma cartaz com a frase: “Ride me all day for £3” (Monta-me o dia todo por 3 libras).

CEto7VXW0AAW8u_

Eu que costumo dizer que já nada me choca fiquei um tanto ou quanto escandalizada. Como assim uma campanha sugerir que as mulheres podem ser compradas como se de um objecto se tratassem? É inaceitável!

Ao fazer uma campanha publicitária deve haver muito cuidado com o tipo de mensagem que se pretende transmitir. Principalmente neste tipo de campanhas, num momento em que se fala todos os dias de violência doméstica e abusos sexuais, deve haver atenção a triplicar.

Mas…os homens também não foram poupados à sexualização desta campanha.

2

Pensavam eles, talvez, que iam lavar as vistas a muita gente e afinal viram-se forçados a retirar a campanha 3 horas depois do lançamento devido às reacções do público.

Esta campanha coloca em causa o tipo de serviço que a N.A.T. fornece e até que ponto o sexo vende. 

Quase todos os dias vemos abusos em transportes públicos, preocupa-me a leviandade com que se fazem estas campanhas, como “autorizam” que as pessoas sejam usadas. Li numa das crítica a esta campanha que até os profissionais do sexo se sentem insultados, não duvido nada.

Este tipo de marketing que trata pessoas como objectos contribui para a sociedade que infelizmente temos nos dias de hoje, que avalia as pessoas pelo corpo e não pela personalidade.

A N.A.T reagiu aos comentários protestantes e pediu desculpas a todos os clientes através de um comunicado.

O objectivo era simples, mas acabou por se tornar num verdadeiro problema. Felizmente os anúncios foram todos retirados, incluindo os do Twitter.

De futuro espero que todas as marcas pensem bem antes de fazer um lançamento de uma campanha deste género, as consequências para eles podem ser desastrosas e para a sociedade, infelizmente, pode ser mais um incentivo à liberdade ao piropo inconveniente e comentários desagradáveis sobre algum aspecto do corpo de cada um.

~ Um chá escandalizado ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s