Chá das 3, Coisas de RP

Um brinde ao Ribatejo

“Sou Ribatejana”, respondia eu com um nítido orgulho no olhar, quando me perguntavam sobre as minhas origens. Já vivi em várias cidades deste nosso Portugal, mas as raízes nunca deixaram de me aquecer o coração. A beleza da lezíria e do Tejo, o sotaque ribatejano e todos os bons petiscos: a Sopa da Pedra de Almeirim, os fabulosos Torricados, os pratos de touro bravo regados a vinho, e claro, sem nunca dispensar um bom tintinho à moda do Ribatejo.

tejo

Por este dias a região vive grandes festividades, convívio entre amigos, petiscos e as tradicionais corridas de touros. É que a Feira Nacional de Agricultura está de volta a Santarém: começou no passado sábado (6 de junho) e prolonga-se até ao próximo domingo (dia 14). No Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) podem ser visitadas variadas exposições: maquinaria agrícola, pecuária, bovinos, caprinos, cavalos, artesanato e produtos alimentares, desde doçaria a enchidos. Há ainda as maravilhosas provas de degustação de vinho.

Também música não falta. Muitos concertos preenchem o cartaz: amanhã é noite de Azeitonas. No penúltimo dia do evento Anselmo Ralph sobe novamente ao palco como no ano passado, onde conseguiu encher por completo o recinto da Feira. Além disso, à meia noite, pode-se assistir sempre à famosa picaria ribatejana. Sábado é noite de Mesa da Tortura para os mais corajosos. 

       exposiçoes

Ontem, visitei a Feira do Ribatejo com uns amigos. Fomos logo ao pavilhão dos produtos alimentares. Queríamos provar uns bons queijos, chouriços e mel. Passámos por um expositor da Golegã que nos despertou bastante o interesse. É que o gestor Jorge Antunes mostrou um entusiasmo desigual ao falar do seu negócio, que já esteve mais longe de ir além fronteiras.

É o pioneiro dos Pastéis de São Martinho: começou a experimentar na cozinha por tentativa erro, até encontrar a receita ideal em 2013 e patentear a marca. Pretendia criar um pastel típico da vila da Golegã e assim juntou os ingredientes conhecidos da região: a castanha assada e o abafadinho. E não é que brindámos com um bom abafado e provámos um pastel de São Martinho? Lembra o Pastel de Belém, mas com recheio de castanha. No forno, é possível cozer oitenta pastéis em apenas vinte e cinco minutos.

pastel de sao martinho

Jorge Antunes diz que ser autodidata é fundamental para um negócio de sucesso. Por isso é que no início do ano abriu um novo espaço de restauração na cidade de Fátima. Lá serve o “Segredo de Fátima”, pastel que deu nome ao estabelecimento. Tem recheio de castanha e chocolate, polvilhado com amêndoa. A massa é também uma receita própria e é uma homenagem aos três segredos de Fátima. 

segredo de fatima

O novo conceito procura apostar em sabores totalmente diferentes. A sobremesa “Baba de Cavalo” é exemplo disso. Pode-se juntar ao menu do almoço ou jantar. Provámos e o sabor é irresistível. Só que a receita é segredo. A sobremesa é cremosa, fresquinha e deixa qualquer um preso até ao último bocadinho. E a verdade é que as vendas têm disparado.
baba da cavalo

Além disso, no restaurante “Segredo de Fátima”, servem-se ainda a bifana em bolo do caco e o hambúrguer de bacalhau. Um conceito diferente e de enorme sucesso no mercado. Um exemplo de espírito empreendedor e, sobretudo, trabalhador.

A crise é também uma época de novas oportunidades para os mais audazes. Com espírito de sacrifício tudo é possível. Novas marcas e novos negócios de sucesso poderão surgir. É este o espírito que valorizo na região. Somos batalhadores. Somos de sangue lusitano. Enfrentamos o touro pelos cornos e somos, acima de tudo, amantes dos nossos costumes.

Sou Ribatejana de alma e coração. Serei sempre, com muito amor às minhas tradições. 

Venham visitar a 52ª Feira Nacional de Agricultura.

Os bilhetes diários são sete euros. 

és barrao

~ Um Chá e um brinde ao Ribatejo ~

Anúncios
Standard

One thought on “Um brinde ao Ribatejo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s