Por aqui alguém que vive no Reino Unido ou visitou o país recentemente deu por falta de alguma coisa por lá?
Desapareceram letras nas placas, ruas e jornais do Reino Unido. Foram as letras que mais fazem falta ao país e, quiçá, ao mundo inteiro. As letras A, B e O foram retiradas das palavras propositadamente, por se tratarem das letras correspondentes aos vários tipos sanguíneos, mostrando que as doações de sangue são cada vez mais escassas no país.
A campanha veio a propósito do dia mundial do doador de sangue que se comemorou do passado dia 14 de Junho, e faz parte da Nation Blood Week, semana criada pela NHS Blood and Transplant, autoridade responsável pela gestão dos bancos de sangue. Esta campanha foi assinada com a hashtag #missingtype.
Todos os britânicos foram desafiados a retirarem as letras A, B e O dos seus próprios nomes nas redes sociais e a partilharem a mudança com a hashtag da campanha, mostrando a falta que estas letras fazem. Na rua da residência do primeiro-ministro foram retiradas as letras e o jornal Daily Mirror também aderiu à campanha.
Na última década, as doações de sangue caíram 40% só no Reino Unido, colocando em risco milhões de pessoas.
Mas não foi só o Reino Unido que teve a iniciativa de alerta.
No Brasil o Cristo Redentor ficou iluminado a vermelho na noite de 14 de Junho, alertando para a importância da doação segura de sangue, que segundo a Organização Mundial de Sangue, um país deve ter entre 3% a 5% de doadores.
Já em Portugal, a data foi comemorada sob o lema “Obrigado por me salvar a vida”, agradecendo aos doadores de sangue que, através das suas doações de sangue, salvam vidas todos os dias. O slogan “Dê livremente, muitas vezes. Doação de sangue é importante” pretende incentivar mais pessoas em todo o mundo a doar sangue voluntariamente e regularmente. A campanha visa destacar histórias de pessoas cujas vidas foram salvas através de doação de sangue, uma maneira de motivar os dadores de sangue regulares para continuar a dar sangue e pessoas de boa saúde que nunca deram sangue para começar a fazê-lo.
Quem tiver as condições necessárias para doar sangue, faça-o, porque um dia também pode precisar!
~ Dar Sangue, Dar Vida, Dar Esperança ~