Coisas de RP

Desculpem, mas Promotores não são Relações Públicas!

Aqui no headshake gostamos de tratar as coisas pelos nomes e de colocar os pontos nos “is”! Somos fascinadas pela comunicação, mas a vertente que nos tira o ar e faz borboletas são as Relações Públicas.

Só o título deste post poderá dar aso a muita discussão, sem ser preciso escrever uma linha. No entanto, queremos deixar a nossa visão sobre este tema, que é exactamente esta: promotores não são Relações Públicas. E aqui, entenda-se promotores como as pessoas que são consideradas Relações Públicas da noite, as pessoas que oferecem pulseiras para entrada gratuita em bares e/ou discotecas e que ganham a vida a colocar mais clientes dentro destes estabelecimentos.

Se há coisa que nos faz comichão é ouvir que os concorrentes da Casa dos Segredos são Relações Públicas. Ai são? Estudaram 3 ou 5 anos para isso? Frequentaram algum curso de Comunicação Empresarial e/ou Relações Públicas? Com certeza que não! E depois ouvimos algumas pessoas perguntar “Mas para ser Relações Públicas é preciso tirar algum curso?”. Pois é, parece que sim! (Mas basta uma simples pesquisa no Google para perceber isso!) Mas vamos por partes.

Parte I: O que é a profissão de Relações Públicas?

Segundo Harlow (1976) “As Relações Públicas são uma função de gestão diferenciada, que ajuda a estabelecer e manter linhas mútuas de comunicação, entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e seus públicos; envolve a gestão de problemas ou questões; ajuda a administração a manter-se informada e sensível à opinião pública; define e sublinha a responsabilidade da administração em atender o interesse público; ajuda a gestão a manter-se informada e a promover efectivamente a mudança; serve como um sistema de alerta precoce para ajudar a antecipar as tendências; e usa pesquisas e técnicas de comunicação éticas como suas principais ferramentas.”

Não me parece que os “RP” das discotecas desempenhem estas funções no seu dia-a-dia. Estes profissionais são, sim, muitas vezes contratos pelos Relações Públicas (os tais que andaram a queimar pestanas para saber desenvolver acções de comunicação planeadas e estruturadas) para promover os seus eventos/acções de comunicação.

Parte II: Quais são as responsabilidades de um Relações Públicas?

Segundo Tench, D’Artrey e Fawkes (em Tench e Yeomans, 2009) “O profissional de Relações Públicas deve ter competência para desenvolver as seguintes atividades: comunicação com os colaboradores internos, media relations, public affairs, relação com a comunidade e responsabilidade social corporativa, relação com os investidores, gestão de crise, organização e gestão de eventos, comunicação com outras organizações – Business to Business -, comunicação institucional e comunicação estratégica.”

Esmiuçando a coisa, as responsabilidades de um Relações Públicas passam muito mais por questões estratégicas, pelo que a promoção de festas e organização de eventos são apenas um meio para atingir o verdadeiro fim de uma estratégia de Relações Públicas.

Parte III: O Profissional de Relações Públicas.

Ao profissional de Relações Públicas são reconhecidas capacidades de pensamento estratégico, capacidades estas que têm também “uma função estratégica essencial na definição de estratégias competitivas e distintivas da organização” (cf. Raposo, 2009).

E é neste ponto que reside a chave desta diferença! Ao Relações Públicas são reconhecidas capacidades estratégicas, ou seja, de pensamento e funções estratégicas que são fundamentais para a competitividade e distinção de uma organização e, consequentemente, marca. Em contrapartida, ao promotor o que lhe é exigido? A operacionalização de algo já pensado por uma outra pessoa.

Não estamos com isto a desvalorizar a atividade de promotores, até porque as Relações Públicas necessitam destes profissionais para a execução da sua função, mas é necessário que todos aqueles se autodenominam de Relações Públicas tenham consciência que não o são.

pr

~ Um chá de Relações Públicas

@ Teresa Caeiro

@ Liliana Lopes

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s