Chá das 3

Desporto e Turismo de mãos dadas

A prática de actividades desportivas está cada vez mais em voga, por variadíssimas razões, apela-se ao bem estar físico e mental, à boa alimentação, a luta contra a obesidade e as doenças cardiovasculares.

Na verdade sempre se apelou a estas coisas, sempre se falou em actividade física, trail running, btt etc. e tal, mas nos últimos anos tem sido o grito da moda. Todos os dias no caminho para o trabalho e de volta para casa dou por mim a passar pelas mesmas pessoas a fazer a sua corridinha, sozinhos, em grupo, com os seus cãezinhos. Sempre gabei estas pessoas, porque sou uma preguiçosa de primeira, para me mexer é um suplício apesar de me obrigar a mim mesma a ir pelos menos 3 vezes por semana fazer o meu treininho logo pela manhã, mas correr sem objectivo aparente (tipo perseguir uma bola em algum desporto colectivo) é coisa que não me assiste.

Agora a sério, eu dou muito valor ao desporto, até porque, como já disse aqui em tempos, já pratiquei desporto de competição e adoro as iniciativas que têm surgido nos últimos tempos e a forma como têm sido publicitadas.

O desporto é uma actividade contagiante, move massas, une pessoas, faz-se amizades nas diferentes modalidades, equipas e eventos. De todos os bons atributos que o desporto já tem, ainda se pode revelar enraizado na cultura de um país e melhor amigo do turismo.

Tem havido nos últimos anos variadíssimos eventos desportivos que elevaram a notoriedade do nosso país e contribuíram para o fortalecimento da marca Portugal, e cada vez mais se ouve falar de trails todas as semanas, de norte a sul e ilhas, são iniciativas muito interessantes e felizmente têm sido muito bem publicitadas, através de rádio, TV, redes sociais e imprensa escrita.

Para quem não sabe, trail é um tipo de corrida com percursos traçados incluindo trilhos técnicos, muitas vezes acessíveis apenas a pé. Estes percursos são em zonas montanhosas com grandes declives, passagens por riachos, zonas rochosas, etc. Basicamente, é correr no meio da natureza passando por tudo o que esta nos oferece. Nunca fiz mas, um dia até gostava de experimentar, obviamente antes disso teria de treinar bastante.

A minha irmã fez e aconselha, por ser divertido, apesar de muito cansativo, por se verem locais lindíssimos e pelo companheirismo que por lá se faz sentir, e foi isso que me deu vontade de experimentar, mas mais que a vontade é a coragem para tal, um dia…!

É mesmo aos locais bonitos que eu quero chegar agora, já vi publicitarem trails em muito locais, cada um mais bonito que outro e conheço muita gente que vai a todos, ou seja, a forma como este tipo de actividades potencia o turismo é extraordinária. Neste contexto, a realização destas actividades desportivas assume uma função muito importante, desenvolvendo e movimentando as economias das regiões onde as mesmas ocorrem, e na medida em que os eventos são desenvolvidos em conjunto com celebrações tradicionais das regiões, são capazes de efectuar uma promoção local e regional incrível.

Vamos praticar mais exercício físico e ao mesmo tempo conhecer este país lindo que temos, há melhor?!

11651033_1084654898230299_1544559463_n

 

~ Um chá, uma corrida e bom turismo ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s