No contexto profissional a comunicação obriga, atualmente, a um processo de seleção exclusiva de conteúdos, princípios e atitudes de que irá depender a eficácia da transmissão da mensagem final.
Somos crescentemente subjugados pela necessidade de comunicar de forma objetiva e assertiva, tendo o potencial humano dado lugar ao potencial criativo e diretivo. De tal forma, que mais importante do que sabermos quem somos e o que queremos, deveremos compreender o interlocutor e quais os seus objetivos, eliminando qualquer fator de stress latente no encontro com o desconhecido.
Na comunicação é importante concentrar as expectativas em ti próprio, antecipando as expectativas do ouvinte direcionando o foco na leitura do ouvinte/leitor.
Atualmente, um bom comunicador é na verdade alguém que confia no seu potencial, conhece claramente os seus objetivos e é sensível ao outro.
São cinco os fatores que se identificam como essenciais para garantir o sucesso na comunicação:
- Antes de te centrares no outro, o foco deverá passar por ti, numa perspetiva de desenvolvimento contínuo;
- Encara com clareza a mensagem que desejas passar, sem artifícios, com base em objetivos claros e perspetivas realistas;
- Faz o trabalho de casa, sê pragmático e antecipadamente elimina temas ou preocupações desnecessárias;
- Concentra-te no retorno do teu interlocutor, especialmente na linguagem corporal. Ele é o quantificador mais eficiente do resultado da comunicação;
- Conhece o teu potencial de forma sólida, projetando com confiança a mensagem que pretendes passar aos teus interlocutores. Não o fazer irá resultar num embuste, na forma como o teu comunicador o analisa, a ti e à mensagem que pretender transmitir.
Garantir uma intercomunicação eficaz é a base das relações de trabalho eficientes, sendo este um dos componentes mais importantes da tua relação com qualquer meio.
Saber comunicar é ser-se bem sucedido pessoal e profissionalmente!
~Um chá com a Dorina Mendonça~
Contactos:
E: todoprojectfaseone@gmail.com
F. www.facebook.com/todoproject