Design é tudo aquilo que nos rodeia. Este foi o princípio para a criação da campanha de comunicação desenvolvida pela Character, agência situada em San Francisco (EUA) para a Design Week da cidade. San Francisco Design Week é o maior evento da área na cidade, reunindo várias pessoas de várias áreas do design para uma semana non-shop de eventos, entre palestras e estudios.
O objectivo seria representar e destacar o ecossistema diversificado que compõe este centro de criatividade a que chamamos casa. Neste sentido, o conceito passou pela construção de 4 letras gigantes, DWSF, referentes às iniciais que dão nome ao evento, numa estrutura em madeira que forma um padrão (que acho um máximo) e com umas das superfícies em espelho. O propósito destas letras em grande escala passou por inseri-las em ambientes comuns e fotografá-las, para então, criar peças de comunicação.
O resultado é bastante interessante, as letras conseguem preencher-se da realidade, espelhando o ambiente que integra. As letras (design) integram o espaço e vice-versa, o espaço também integra as letras. Uma forma muito simples e eficaz de, não só comunicar o evento de design, como também explicar o que é o design, o seu conceito e o seu lugar. Um projecto que leva literalmente à letra essa máxima de que o Design é efectivamente tudo o que nos rodeia, completando a ideia do evento, onde o trabalho de designers moldam o mundo e a sua estrutura de forma (in)directa e de diversas maneiras.
Outra abordagem que deve ser feita sobre esta campanha é as peças de comunicação numa perspectiva fotografia. Num leitura isolada, vemos composições harmoniosas, sistemas complexos, quadros intricados, mas tão cheios de si e numa relação directa com um espaço-paisagem, com a sua continuidade e intemporalidade. Podíamos chamar-lhes de autênticos e bons trocadilhos visuais, porque se para grandes males, grandes remédios, para grandes mensagens, grandes letras!
~ design e uma sopa chá de letras ~