Cada vez mais um assunto frequente nos dias de hoje, a Coca-cola entra no espírito e despe-se de preconceitos. A propósito do Ramadão, ritual islâmico em que os muçulmanos ficam de jejum durante um período, a agência FP7 do Emirados Árabes Unidos desenvolveu uma campanha ousada para transmitir uma mensagem, inspirar as pessoas.
Para tal, a Coca-cola abdicou dos seus rótulos informativos das suas latas e optou por uma mensagem “Rótulos são para as latas, não para as pessoas”. A ideia é precisa e literalmente essa, mostrar às pessoas que somos todos iguais, a religião ou os nossos costumes não fazem de nós menos pessoas. Uma acção que veio para combater estereótipos e preconceitos, mostrando que se subtrairmos certas “marcas” como a religião, somos todos iguais.
A campanha irreverente “Retirar rótulos neste Ramadão” veio com todas as letras dar um passo à frente e quebrar com (pre)conceitos e que mesmo sem ter a sua marca estampada, não perde a sua real identidade e não deixa de ser Coca-cola.
Além desta campanha, a Coca-cola lançou um vídeo onde, numa sala escura, grupo de homens tenta adivinhar o aspecto de cada um dos presentes. Mas quando as luzes são ligadas, todos são surpreendidos!
Uma mensagem que ganhou impacto e posicionamento nas redes sociais e que também será levada a alguns eventos, onde a marca pretende distribuir exclusivamente estas latas que embora tão despidas são tão expressivas.
~ um chá e uma coca-cola despida ~
@Teresa Caeiro & Isabel Cunha