Chá das 3

Os benefícios do Chá pela Dietista Mariana José Gomes

Ao pequeno-almoço, ao longo do dia, seja quente ou seja frio, o chá deixou de ser uma bebida para “velhotes” e “doentes”, é hoje, uma bebida da moda, dos jovens, do people que se preocupa com a saúde.

Com origem no Oriente, foi na época dos Descobrimentos que se deu a vinda do chá para a Europa, sendo Portugal um dos primeiros países europeus a ter contacto com esta bebida, na altura super rara e consumida apenas pelos seus benefícios medicinais.

O chá era a bebida da Família Real, D. Catarina de Bragança (1638 – 1707) não prescindia do seu chá das cinco e quando partiu para casar com D. Carlos II, de Inglaterra, levou consigo esse hábito que contagiou toda a realeza, o que originou a famosa expressão “five o´clock tea”. Pois é, esta expressão é tuga!

Com o tempo, o chá passou a ter grande importância cultural, um pouco por toda a Europa, originou o aparecimento de dois novos utensílios domésticos: a leiteira e o açucareiro. O primeiro para colocar o leite que misturavam para tomar o “chá inglês” e o segundo para colocar o açúcar, ingrediente essencial na época para temperar esta bebida. No século XIX apareceram as primeiras “Casas de Chá”, pontos de encontro para amigos conversarem e empresários negociarem.

greentea

À medida que as pessoas foram adquirindo conhecimentos sobre os benefícios do chá e que o chá se foi tornando mais acessível a todos, a sua procura e o seu consumo foram aumentando. Hoje em dia, o chá faz parte da rotina de muitos portugueses.

O chá é uma bebida saudável, que tal como a água, é das poucas bebidas do mundo sem calorias. Deve beber-se a acompanhar as refeições ou entre as refeições, alternando com a ingestão de água. É uma óptima forma de se conseguirem os níveis de hidratação que se necessita diariamente.

O verdadeiro chá, provêm da planta Camellia Sinesis e conta com quatro variedades:

  • Chá Verde: Aumenta a concentração, Aumenta o metabolismo, Facilita a digestão, Regula o intestino e Combate a retenção de líquidos;
  • Chá Branco: Aumenta o metabolismo, Rico em antioxidantes e Propriedades anti-inflamatórias;
  • Chá Preto: Estimulante, Rico em antioxidantes, Facilita a digestão, Diminui o apetite;
  • Chá Oolong: Calmante, Rico em antioxidantes, Diminui os níveis de colesterol no sangue;

Os outros ditos “chás”, são infusões/tisanas, conseguidas através do processo de fervura de folhas, flores ou frutos de outras plantas. As infusões/tisanas têm igualmente infinitas propriedades benéficas para o nosso corpo, tais como:

  • Calmantes: Camomila, Poejo e Malva;
  • Termogénicos/Diuréticos: Canela, Gengibre, Cravo-da-Índia, Dente-de-Leão e Cavalinha;
  • Anti-gripes: Alho, Eucalipto, Gengibre, Limão e Sabugueiro;
  • Digestivos: Camomila, Carqueja e Hortelã-Pimenta;

01

~ Beber chá faz bem ao corpo e à alma. No Inverno quente. No Verão frio. Todo o ano sem açúcar, todos os dias do ano ~


@ Mariana José Gomes, dietista

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s