Ao pequeno-almoço, ao longo do dia, seja quente ou seja frio, o chá deixou de ser uma bebida para “velhotes” e “doentes”, é hoje, uma bebida da moda, dos jovens, do people que se preocupa com a saúde.
Com origem no Oriente, foi na época dos Descobrimentos que se deu a vinda do chá para a Europa, sendo Portugal um dos primeiros países europeus a ter contacto com esta bebida, na altura super rara e consumida apenas pelos seus benefícios medicinais.
O chá era a bebida da Família Real, D. Catarina de Bragança (1638 – 1707) não prescindia do seu chá das cinco e quando partiu para casar com D. Carlos II, de Inglaterra, levou consigo esse hábito que contagiou toda a realeza, o que originou a famosa expressão “five o´clock tea”. Pois é, esta expressão é tuga!
Com o tempo, o chá passou a ter grande importância cultural, um pouco por toda a Europa, originou o aparecimento de dois novos utensílios domésticos: a leiteira e o açucareiro. O primeiro para colocar o leite que misturavam para tomar o “chá inglês” e o segundo para colocar o açúcar, ingrediente essencial na época para temperar esta bebida. No século XIX apareceram as primeiras “Casas de Chá”, pontos de encontro para amigos conversarem e empresários negociarem.
À medida que as pessoas foram adquirindo conhecimentos sobre os benefícios do chá e que o chá se foi tornando mais acessível a todos, a sua procura e o seu consumo foram aumentando. Hoje em dia, o chá faz parte da rotina de muitos portugueses.
O chá é uma bebida saudável, que tal como a água, é das poucas bebidas do mundo sem calorias. Deve beber-se a acompanhar as refeições ou entre as refeições, alternando com a ingestão de água. É uma óptima forma de se conseguirem os níveis de hidratação que se necessita diariamente.
O verdadeiro chá, provêm da planta Camellia Sinesis e conta com quatro variedades:
- Chá Verde: Aumenta a concentração, Aumenta o metabolismo, Facilita a digestão, Regula o intestino e Combate a retenção de líquidos;
- Chá Branco: Aumenta o metabolismo, Rico em antioxidantes e Propriedades anti-inflamatórias;
- Chá Preto: Estimulante, Rico em antioxidantes, Facilita a digestão, Diminui o apetite;
- Chá Oolong: Calmante, Rico em antioxidantes, Diminui os níveis de colesterol no sangue;
Os outros ditos “chás”, são infusões/tisanas, conseguidas através do processo de fervura de folhas, flores ou frutos de outras plantas. As infusões/tisanas têm igualmente infinitas propriedades benéficas para o nosso corpo, tais como:
- Calmantes: Camomila, Poejo e Malva;
- Termogénicos/Diuréticos: Canela, Gengibre, Cravo-da-Índia, Dente-de-Leão e Cavalinha;
- Anti-gripes: Alho, Eucalipto, Gengibre, Limão e Sabugueiro;
- Digestivos: Camomila, Carqueja e Hortelã-Pimenta;
~ Beber chá faz bem ao corpo e à alma. No Inverno quente. No Verão frio. Todo o ano sem açúcar, todos os dias do ano ~
@ Mariana José Gomes, dietista