Entre a Arte e a Informação

Primeiro as senhoras! – diz o facebook

Recentemente e 10 anos depois, o facebook decide retocar o seu logotipo. O propósito seria a sua modernização e torná-lo mais amigável. Josh Higgins explorou várias ideias e de todas as propostas o olhar recaí-a sempre para o logotipo anterior, então decidiram construir o novo  logotipo tendo por base o anterior. Por isso, a diferença entre o anterior e o novo seriam e são tão ligeiras que só um olhar atento consegue percepcionar. Assim o Facebook apresenta uma nova identidade, uma imagem mais fina e elegante, mais clean e com um novo tipo de letra (ainda que o “F” e o favicon permaneçam inalterados). O olhar novo, refrescado e mais legível em resoluções mais baixas e em dispositivos móveis.

facebook_GIF

fb-overlay

Mas estes retoques gráficos, ainda que subtis não passaram apenas pelo logotipo, os pequenos icons também. Desta vez à responsabilidade de Caitlin Winner, o icon referente aos ‘Pedidos de amizade’, em que aparecia uma mulher atrás do homem estão agora diferentes e em planos mais iguais. A mulher posiciona-se agora na frente, e não na sombra do homem. Agora as silhuetas estão mais próximas, de tamanhos iguais, quebrando a sensação dura de que uma estava à frente da outra. O mesmo aconteceu com o icon que é usado para representar os grupos. Em que apareciam dois homens de um lado e uma mulher do outro, agora coloca a terceira figura não identifica nenhum género, sendo mais neutra.

As silhuetas foram ainda ao cabeleireiro e , depois de vários looks, mostram um novo corte de cabelo, que segundo a designer, renova a aparência velha, rígida e ultrapassada que os anteriores.

the-story-behind-the-new-facebook-friends-icon-486331-3
facebook-friends-groups-icon-1024x585

O facebook está um gentleman, pelas boas maneiras e a regra de educação que dá primazia às senhoras. Alterações que podem passar despercebidas aos users, dado o tamanho diminuto que são apresentados, mas uma mudança por pequena que seja, dá um passo à frente contra o machismo e contra a desigualdade entre géneros.

Não é a primeira vez que o facebook retoca estes icons da maior rede social. No ano passado, uma alteração do género foi feita para o icon do globo referente as notificações, deixando de estar o continente americano no centro. O novo globo mostra assim os continentes africano e asiático.

~ Icons, senhoras e um chá gentleman ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s