Entre a Arte e a Informação

Clean e sem serifa! A Google mudou!

Iniciamos hoje o mês de setembro, finalizadas as férias, de muitos, pensa-se agora no novo ano (letivo), em novos objetivos e novos rumos. Este é também o caso da Google, que hoje surpreendeu todo os “googlers” com uma nova identidade.

A novidade foi apresentada através do Doodle do Google, que apaga a antiga imagem para apresentar o renovado logo, igualmente colorido mas mais dinâmico, animado e moderno. 

A tecnológica já tinha dado ares de mudança ao mudar o nome da empresa. A google não é mais só a google, é Alphabet! E neste alfabeto, o G é de google. Larry Page anunciou a 10 de Agosto que a Google Inc. iria transformar-se na Alphabet Inc., que engloba agora todo o universo da Google. Esta mudança foi justificada pelo crescimento do universo da google, que possui já demasiados produtos e empresas para continuar com a designação google. Temos como exemplos o motor de busca Google, o Google Maps, o Chrome, o YouTube e o Android, mas também outras empresas da tecnológica como a Life Sciences (que desenvolve lentes de contacto com sensores) e a Calico (que estuda a longevidade). A nova companhia, denominada Alphabet (alfabeto em inglês), tem letras para todas as suas empresas, e muitas mais que irão completar o abecedário da mesma. É, na opinião da headshake, um passo de mestre.


Mas afinal a Google não se ficou pelo nome, e decidiu mudar a sua identidade visual, sendo a primeira vez, nos últimos 17 anos, que vemos uma mudança tão radical. A alteração foi justificada no blog oficial por um responsável da empresa, com o facto de, atualmente, acedermos à internet e interagirmos “com os produtos da Google em várias plataformas, aplicações e dispositivos diferentes”, não se resumindo apenas ao computador. Assim, a google decidiu adaptar-se a esta nova realidade – “Reformulámos [o logo] não apenas para a Google de hoje, mas para a Google do futuro”, indica.

As letras coloridas da Google apareceram pela primeira vez em 1998 apresentando-se através de uma tipografia serifada. Em 17 anos a evolução das mesmas foi pouco acentuada. Agora, as cores mantêm-se, afinal são estas que melhor caracterizam a marca, mas a aparência muda radicalmente. As serifas desaparecem e toma lugar uma nova tipografia, redonda, suave, clean e com um look amigável.

Versão animada do novo logo da Google

Mas desta vez, a marca divide-se em 3 elementos animados, a versão longa (descrita agora), a versão só com o “G” e uma versão completamente nova, composta por quatro pequenos pontos coloridos.

A versão da letra “G” deriva diretamente do logo da letra “G”, mas com um peso/grossura de fonte maior para ser mais visível em espaços menores e em contextos em que precisa dividir o espaço com outros elementos. Neste novo “G” podemos ver as quatro cores da google, divididas como um gráfico circular, demonstrando evolução e dinamismo.

Os quatro pontos do Google são um estado dinâmico e em constante movimento do logo. Representam a inteligência da Google e indicam o estado de funcionamento da mesma. Os pontos assumem diferentes posições e movimentos consoante o que transmitem, como por exemplo a audição, pensar, responder, incompreensão e confirmação. Os quatro pontos mostram a google numa versão muito simplificada, fácil de identificar e descontraída.

A versão animada que apresenta os 3 elementos pretende mostrar-nos a magia da google através do movimento e fluidez “Não mostra apenas que estás a usar o Google, mas mostra também como a google funciona para ti. Por exemplo, novos elementos como um microfone Google ajudam-te a identificar e interagir com a Google, estejas a falar, navegar ou escrever.”

Algumas das ideias para a nova imagem da marca. (Google)

É um logo mais versátil, intuitivo e multidisciplinar, que transmite claramente os valores da Google.

Segundo a Google, nos próximos dias, a nova imagem será adaptada a todos os produtos. Promete ainda que o gigante das pesquisas continue mudando – “Não é a primeira vez em que mudamos o nosso visual e, provavelmente, não será a última. Mas achamos que a atualização de hoje é um grande reflexo de todas as formas como o Google trabalha pra você por meio da Busca, do Maps, do Gmail, do Chrome, entre outras. Nós acreditamos termos pego o melhor do Google e rearranjado não só para o Google de hoje mas também para o Google do futuro”, encerram Tamar Yehoshua e Bobby Nath.

~ um chá com a nova google

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s