Entre a Arte e a Informação

Onde o clássico e o moderno, também é contemporâneo!

Inspirados nos padrões hidráulicos, Hidraulik é um projecto que reinterpreta os pisos modernos e clássicos que já habitaram nos edifícios antigos e dá-lhes uma nova abordagem – em tapetes.

É uma ideia muito interessante, tanto enquanto produto – uma colecção de tapetes padronizados e que podem ser personalizados ao gosto de cada um, ou de cada casa (o que amplia o espectro público-alvo), como enquanto projecto de design. Entre todos estes desenhos coloridos, cheios de vida e com uma personalidade única, optei pelo design, pelo visual. Não sei o que gosto mais, se do logotipo, se da imagem visual, se do packaging, se da web, se do conceito…Hidraulik é singular.

O projecto de comunicação e identidade visual ficou entregue à criatividade da Huaman, estúdio de Barcelona que desenvolveu desde branding, packaging e web (que está muito interessante enquanto projecto de design web).

Os mosaicos e os azulejos são únicos. Sou coleccionadora fotográfica destes padrões, tanto já lhes perdi a conta, esses múltiplos quadrados que vestem as fachadas portuguesas, herança islâmica que faz parte da nossa cultura. A propósito sabiam que Portugal é o maior expoente de azulejos do mundo?

Não admira que os olhares, mais e menos atentos, se prendam às fachadas. Não admira que o azulejo português seja inspiração para as áreas criativas, como design ou moda. Não admira que o azulejo português seja reconhecido internacionalmente (um pouco também por culpa do turismo). Não admira que a Direcção-Geral do Património tenha anunciado há uns meses a formalização da candidatura do azulejo português a património da UNESCO, e acho que é merecido. Não admira que, enquanto designer e defensora e apreciadora muito mesmo por este quadrado colorido, goste tanto dos tapetes Hidraulik (tanto que não me vou poupar a imagens).

estudio Huaman reinterpreta los suelos modernistasHidraulik: alfombras que reinterpretan los suelos modernistasestudio Huaman reinterpreta los suelos modernistasHidraulik: alfombras que reinterpretan los suelos modernistas
estudio Huaman reinterpreta los suelos hidráulicos modernistasalfombras que reinterpretan los suelos hidráulicos modernistasHidraulik: alfombras que reinterpretan los suelos modernistasHidraulik: alfombras que reinterpretan los suelos modernistasHidraulik: alfombras que reinterpretan los suelos modernistasHidraulik: alfombras que reinterpretan los suelos modernistasHidraulik: alfombras que reinterpretan los suelos modernistasHidraulik: alfombras que reinterpretan los suelos modernistasalfombras que reinterpretan los suelos hidráulicos modernistasalfombras que reinterpretan los suelos hidráulicos modernistas

~ um chá no tapete ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s