Somos inundados, diariamente, por notícias sobre os refugiados e migrantes sírios. Algumas notícias são tão horríveis que me fazem parar para pensar o quão o ser humano pode ser oportunista e cruel, outras, poucas, são menos más e consegue arrancar-me um sorriso.
Há variadíssimas opiniões sobre dar apoio ou não aos refugiados, mas na verdade depois de ouvir tanta coisa chego sempre à mesma conclusão: se fosse eu gostava que me ajudassem, mas infelizmente ninguém ajuda ninguém sem um interesse financeiro, é uma realidade triste, mas é a única que conhecemos.
O mundo não via uma crise de refugiados assim desde a 2ª Guerra Mundial. Mas há quem ainda não tenho percebido como tudo isto aconteceu, de onde vem esta guerra, o porque deste boom de refugiados. Não é de hoje, nem de ontem, esta história remota aos anos 60, mas o terror da vida destas pessoas começou em 2011.
Foi então, que, quando navegava na net e via notícias do dia, encontrei um vídeo gráfico da In a Nutshell / Kurzgesagt, grupo de designers alemães, que está a tornar-se viral, pela forma clara como explica as causas e consequências do drama vivido por milhões de sírios.
Explica mesmo tudo, num simples vídeo de pouco mais de 6 minutos, consegui perceber o que se passa, sem imagens horríveis da dura realidade, mas com gráficos simples.
A solução era simples, acabar com a guerra, mas como se sabe a realidade infelizmente é outra, só espero que todos os refugiados encontrem paz e harmonia para começar uma nova vida.
~ Um chá com coração apertado ~