Círculo das Artes, Chá das 3

E se o Museu saísse à Rua?

Quando era criança costumava dizer que o meu sonho era morar em Lisboa e trabalhar no Chiado. Hoje, aos 24 anos, parece que o sonho se concretizou. E trabalhar no Chiado (apesar da barulheira ser imensa e as multidões maiores) é o sonho de muitas outras pessoas. No Chiado tudo acontece, ou não estivéssemos no Centro da Capital de Portugal! 

Num destes belos dias, vinha a subir a Rua do Alecrim em direção à Rua da Misericórdia quando me deparei com quadros colocados nas paredes das movimentadas ruas do Chiado. Mas verdadeiros quadros…como se estivéssemos num Museu! E a verdade é que estamos mesmo! “Coming Out – E se o Museu saísse à Rua” é o nome da ação que o Museu Nacional de Arte Antiga está a desenvolver em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a HP Portugal, até 01 de Janeiro de 2016. Nas zonas do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real estão expostas 31 obras-primas, reproduzidas com qualidade a que o MNAA já nos habitou!

coming-out-lisboa-4

20151008_134830

Esta ação segue as linhas de um projeto semelhante desenvolvido em Londres, nos bairros de Convent Garden, Soho e Chinatown (que saudades de Londres…), pela National Gallery, denominado “The Grand Tour”. E esta ação, na minha opinião, não poderia ser melhor. Para além de convidar turistas e lisboetas a visitarem o MNAA, esta ação pretende contribuir para a valorização da cidade enquanto destino cultural, seja do ponto de vista de quem aqui habita, seja dos visitantes.

E como nem todos podemos olhar para esta exposição como uma boa ação e algo que devemos preservar,  já foram roubadas duas réplicas desta exposição – “Ruínas de Roma Antiga”, de Giovanni Paolo Pannini, e “Feira da Ladra na Praça da Alegria”, de Nicolas Delerive. O diretor do MNAA já disse não ter ficado surpreendido com esta situação…o que é uma situação bastante desagradável.

De qualquer forma, e já que é sexta-feira, deixamos aqui a sugestão para um fim-de-semana cultural. Para ninguém se perder e para nenhum quadro ficar sem a vossa visita, partilhamos o roteiro :)

roteiro

~ um chá e um Museu na rua ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s