Até perder a vista

Duas cores que pintam 2016 e falam de igualdade de género.

Como tem acontecido todos os anos, todos os fins de ano, a Pantone, empresa norte-americana mundialmente conhecida pelo seu sistema numérico cromático, apresenta aquela que poderá ser a cor tendência do próximo ano. Desde de 2000 que a empresa nomeia a cor do ano, uma selecção que influencia o mercado, sobretudo a indústria da moda e do design, Este ano e pela primeira vez, a Pantone indicou duas cores em vez de uma, como habitualmente. O seu propósito foi o de encontrar o balanço cromático de calma e relax para o ano de 2016.

¿Ya sabes cuáles son los colores Pantone del 2016?

Posto isto, as cores que encontradas para este equilíbrio de cores são o Pantone 13-1520 – um rosa a que chamaram de Rose Quartz – e o Pantone 15-3919 – um azul que se apresenta como Serenity. Segundo Leatrice Eiseman, directora executiva do Instituto de Cor da Pantone, a escolha destes tons é uma selecção muito mais simbólica que a dos anos anteriores, em 2015 com Marsala ou em 2014 com o Radiant Orchid. Esta trata-se de uma atitude, de um estado de espirito. A combinação do Rose Quartz com o Serenity pretende ser como um antídoto de momentos de tensão ou stress do dia-a-dia. É uma combinação que pretende conferir paz interior e tranquilidade, pela calmia que ambos transmitem.

Assim, este jogo de psicologia da cor define a tendência cromática de 2016, em que Rose Quartz, quente e acolhedor, transmite compaixão e sensações de cálido abraço, e o Serenity, um azul suave, aponta para a conexão de bem-estar próprios de uma tonalidade mais fria e calma como se se tratasse de uma brisa fresca numa noite quente de verão.

Para além disto, a mistura destas duas cores também respondem a uma função social – romper com estereótipos, visto serem cores associadas a um uso indiscriminado na criação estética. Esta escolha pretende aliar-se aos movimentos sociais e aos consumidores desprendidos de padrões antiquados, aqueles do tipo “um homem não veste rosa”. Num Uma abordagem cromática que evocam à igualdade de género, transformando-as num meio de expressão de uma geração de mente aberta que não teme ser julgado ou estereotipado.

Colores Pantone del 2016: Rose Quartz y Serenity

~ um chá a duas cores e sem estereótipos ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s