Entre a Arte e a Informação

Um jogo clássico em jogadas modernas.

Se há época do ano em que a tradição se cumpre é no Natal. Os doces e chocolates, a árvore de natal, os presentes, a família, afinal é Natal e ele é isso mesmo. Às vezes fora de época, mas muitas vezes no Natal, jogar dominó já faz também parte da tradição desta quadra. Lembro-me desde pequena, o dominó também vem para a mesa, o meu pai adora e, de tantos jogos, este clássico é dos meus preferidos (esqueçam as cartas), aprendi-o graças a ele. É um jogo de estratégia, minimal, simples, preto e branco. 

Durante o jogo, estamos atentos, afinal o objectivo de todos é o mesmo, ganhar. E portanto, estamos sempre de olho nas patela do adversário. E às vezes, em jeito de batoteiro, lá tentamos ver ou fazer cair a patela para ver qual o valor numérico. Divertimo-nos imenso. Isso também faz parte do jogo. Aqui a estratégia é  em dose dupla, é a de jogar e a de assegurar ali as nossas 7 patelas intactas, ora nos tira do sério, ora nos diverte!

Mas será que o design pode inovar o tradicional? Andrew Perkins, da Fire Road responde que sim com o Edge Dominos. Durante alguns anos, jogou dominó e frustrado com os conjuntos de plástico que existiam no mercado, Perkins decidiu criar um novo tipo de dominó. Mantendo o padrão numérico tradicional, Edge Dominos inova ao usar alumínio sólido, excluindo todo o material em excesso. Isto porque o tradicional dominó é feito de marfim, osso ou madeira, e agora, com materiais mais diversos como cartão, plástico (versões semidescartáveis). Edge Dominos é leve e fácil de transportar. O acabamento black metal e a gravação a laser do número padrão em pontos brancos e brilhantes garante a durabilidade deste jogo, permitindo ser jogado de geração em geração. O processo de produção é também diferente e amigo do ambiente, o seu material é 100% reciclável. Aqui o minimal é ainda mais minimal, afinal menos é mais.

Embora já não se ouça aquele barulho das 28 peças na mesa, a essência do jogo é inalterada e as o preto e branco continua a fazer deste jogo um clássico e agora uma moderna peça de design.

Edge_Essence_1-300

Bones by FIREROAD and Andrew Perkins. Photography by Ian Momsen.Bones by FIREROAD and Andrew Perkins. Photography by Ian Momsen.Bones by FIREROAD and Andrew Perkins. Photography by Ian Momsen.

~ um chá clássico e um dominó moderno ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s