Entre a Arte e a Informação

Quando a cannabis é uma marca com design e comunicação.

Fãs ou não fãs, ao falar em Snoop Dogg facilmente surgem nas nossas cabeças algumas imagens que lhe associamos, porque conhecemos a sua vida, a sua carreira. Entre elas, a mais provável, acredito, seja a cannabis. Tão cantada e homenageada nas letras das suas músicas, sabemos que o rapper é assomadamente devoto da cannabis. Agora podemos associar tudo isto a um nome, a uma marca. Sim uma marca (acredito que todos já tenham pensado algo do género, mas quando se torna real parece uma ideia genial). Leafs By Snoop, este é o nome que apresenta a nova linha de produtos de marijuana do rapper Snoop Dogg.

Tudo aqui parece ser desafio, é pioneiro, é novo e não é qualquer coisa. E porque se trata de uma marca, tanto para a comunicação como para o design, é sem dúvida um projecto desafiante. O design ficou entre à agência de comunicação Pentagram. Emily Oberman e sua equipa foram responsáveis pela criação da imagem de marca, pelo branding, web e packaging desta gama de produtos feitos a partir de marijuana.

Pentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop Dogg

Para os criativos, um dos desafios que se depararam no processo criativo deste projecto foi o de conseguir que a marca tivesse a essência de Snoop Dogg. Ou seja, esta marca deveria ser capaz de capturar a personalidade e o estilo tão característicos do rapper e além disso, deveria apelar a um amplo espectro de utilizadores. Para isso, analisaram a iconografia do cantor, os ícones e signos visuais a que Snoop Dogg está ou é associado: a moda, as jóias, a atmosfera californiana e claro está, a cannabis. Com este exercício, reuniram matéria visual necessária para um conceito e o resultado é uma imagem coerente, de certo modo, sofisticada, dinâmica, através de um jogo de cor e polígonos e diagonais. Um imagem que nos lembra também a California, as suas praias, piscinas, palmeiras e que rompe com todos aqueles clichés relacionados com o consumo de cannabis.

Ainda assim, e como não poderia deixar de ser, a protagonizas desta imagem de branding é a irónica folha de marijuana, aqui desenhada através de polígonos dourados estilizados. Um composição que nos remete para algumas peças de joalheira. Integra ainda, sem serias e em caixa alta, a Hurme Geométric No. 1, uma tipografia simples e que completa o objectivo de comunicação. O nome, Leafs By Snoop, é inspirado na marca de headphones que pertenceu ao amigo e rapper Dr. Dre, Beats By Dre.

Pentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop Dogg

Outro dos problemas que os designers se depararam foi o packaging, as normas de packaging. Por isso, e sem arriscar muito, optaram por um packaging já aprovado e cumpre as regras (opaco e de fecho seguro). As embalagens são atrativas e muito particulares, com um acabamento em verniz em certas partes que confere um design característico e que capaz de surpreender o utilizador ao tocar na superfície. Além disto, foi adicionado no interior das embalagens uma serie de autocolantes coleccionáveis com frases como “Oooouuuuweeeee”, “Pufff pufff” ou “Smoke Weed Every Day”, manuscritas pelo próprio cantor e no verso podem-se encontrar instruções de consumo num tom humorístico.

Pentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop DoggPentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop DoggPentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop DoggPentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop DoggPentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop DoggPentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop DoggPentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop DoggPentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop DoggPentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop DoggPentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop Dogg

Esta é a primeira marca mainstream de cannabis no mundo, Leafs By Snoop promete vender “cannabis da melhor qualidade que alguém possa imaginar”. Com oito sabores diferentes (banana, mirtilo, cali kush), estes produtos serão vendidos de forma licenciada na loja especializada LivWell, no colorado onde o uso da maconha é legal desde 2014 e o seu uso medicinal já era permitido desde 2012. Com derivados da plantinha, desde flores de cannabis até mesmo artigos comestíveis como chocolates e pastilhas elásticas com THC.

Pentagram diseña la imagen de la marca de marihuana de Snoop Dogg

~ design e um chá pioneiro ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s