Chá do Manifesto

E depois de um coração partido?

Depois de um coração partido ficam os pedaços da alma. Fica o vazio, as lágrimas que já não escorrem, o aperto que se torna hábito. Dizem que o tempo é o maior aliado e que tudo recompõe. É verdade. Com o tempo aprendemos a aceitar. Mas não é isso que nos faz esquecer. Deixamos para trás a todo o custo os momentos, as lembranças. Queimamos cartas, fotografias e tentamos fingir que está tudo bem. Queremos simplesmente passar à frente. Chegamos mesmo a sentir outros cheiros. Mas nunca nenhum será o suficiente para nos reconstruir o coração.

Depois de um coração partido tudo muda. É uma verdadeira viragem de página. Uma dificuldade em confiar. Um querer acreditar ainda mais no mundo sem conseguir. Ficamos no refúgio de nós próprios. Depois disso, o mar que navegávamos muda. Passamos a valorizar mais as pessoas que amamos e temos medo de as perder. Fazemos contas à vida e juramos nunca mais voltar a amar. Vemos amigos a namorar e até a casar. E nós preferimos permanecer sós. Deixar o coração sem amarguras é quase impossível.

Depois de um coração partido levamos muito tempo a lamber as feridas e a aceitar que elas ainda permanecem. Demoramos a acreditar novamente que realmente o amor existe. Demoramos a esquecer o inesquecível. Depois de tudo, a revolta demora a passar. Não queremos ter recordações, mas elas espreitam em cada esquina. É como uma chama que tende a aproximar-se e queima tanto que tendemos a fugir dela.

Depois fazemos novos amigos, vivemos novos momentos e descobrimos novas paixões que nos preenchem o vazio. Com o tempo tudo se torna mais leve e menos sombrio. Descobrimos a paz na companhia das pessoas que nos envolvem a alma. Pessoas que realmente estiveram sempre lá para nós. E que, afinal, o mais importante da vida está nos pequenos momentos.

Depois de um coração partido só queremos é voltar a ser felizes. Demora tempo e esforço. Muitos momentos de sacrifício, comprimidos, amigos e muita ocupação. Até que vemos que a vida avança e que quem nos partiu o coração não se apercebeu sequer da tamanha tempestade que nos causou. Talvez um dia descubra. Nós cá vamos continuando a avançar no melhor que podemos.

Quem sabe um dia, alguém apareça e dê provas suficientes de que vale a pena voltar a confiar. Enquanto isso vamos vivendo a nossa vidinha connosco próprios, na tranquilidade dos dias. Porque depois de um coração partido, acima de tudo, tem de existir uma boa dose de paciência.

Percebemos que afinal de contas a perda trouxe inúmeros ganhos. Nós passámos a ser mais e melhores. E, sobretudo, que as relações humanas são o mais nobre da vida.

Depois de um coração partido, não há nada que nos possam dizer. Apenas nós podemos voltar a sentir o vento a bater no rosto e a saborear os bons momentos.

E, no fim, tudo renasce e valerá a pena, porque sorriremos de forma mais sábia e, acima de tudo, aprenderemos a ser inteligentemente felizes.

1931245_1026331857389607_4478629088009434808_n

~ Um chá de esperança ~

Anúncios
Standard

One thought on “E depois de um coração partido?

  1. Monsieur Barbes diz:

    Depois de um coração partido parece que não existirá mais um depois. Estupidamente parece que tudo acaba ali. Que absurdo da nossa parte pensarmos tal coisa. Mas por mais absurdo que seja talvez faça mesmo parte do luto que tem que ser feito, eu pessoalmente acredito que sim. Mas o que é certo é que, para mim, o tempo não cura tudo pois fica sempre ali aquela gaveta na nossa vida, mas cabe-nos a nós fazer de tudo para fecharmos essa gaveta e aprender a viver com ela, saber que ela está ali no armário da vida mas a não sofrer com a existência dela. É verdade que demora o seu tempo, afinal era uma gaveta cheia de memórias, cheia de fotos, vídeos, cartas, presentes, surpresas, entre outras coisas, está tão cheia que nem a “pontapé” ela quer fechar. Mas um dia de facto vai-se queimando algumas coisas, ela fica mais valia e lá se consegue fechar. Pelo menos espero que sim.
    Muitos parabéns pelo texto, sem dúvida um excelente texto que retrata na perfeição o que é um coração partido.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s