Quantas vezes, por consequência dos nossos afazeres e da nossa rotina contra-tempo, o sinal vermelho nas passadeiras é um obstáculo nessa nossa maratona diária. Somos impacientes e esperar é-nos impossível, uma pausa de poucos minutos que sejam parecem demasiado para os compromissos que temos.
A marca Smart Car em parceria com a agência de publicidade BBDO criaram uma instalação interactiva com o objectivo de incentivar os pedestres a esperar até que o sinal se altere para verde e seja seguro a travessia. Aqui a figua vermelha dança para captar a atenção dos pedestres que de certo modo arriscariam atravessar.
Mas a parte mais interessante desta instalação é que os movimentos da figura vermelha são consequência da dança de pessoas que passavam pela praça do Rossio, em Lisboa, que era filmada para depois ser usada nos “momentos vermelhos” do semáforo. A estrutura preta temporária tinha uma pequena pista de dança e câmeras para capturar os movimentos de cada pessoa, que deram vida à figura vermelha dos semáforos em tempo real, cuja a própria pessoa também podia ver.
Os ecrãs com a imagem de ambos os lados da cabine mostrava as reacções ao vivo perante a dança. Uma acção tanto de divertida quanto de responsável.
Este projecto foi parte de uma campanha de marketing mais ampla pela Smart para lançar duas novas versões do seu carro compacto da cidade – o smart ForTwo e o Smart ForFour – que também inclui um roadshow na Europa.
~ um chá vermelho e um semáforo divertido ~