Cá venho eu falar mais uma vez sobre os meus dois grandes amores, a comunicação e o desporto, não resisto!
Ainda tremo de emoção, as lágrimas de alegria foram inevitáveis, Portugal é Campeão Europeu de Futebol pela primeira vez na história!!!
Mas, nem só de futebol se faz o desporto e também temos mais atletas que nos últimos dias nos deram motivos de orgulho, são eles: o canoísta Fernando Pimenta, as corredoras Sara Moreira, Jessica Augusto e Dulce Felix; a triplo-saltadora Patrícia Mamona; e o lançador de peso Tsanko Arnaudov. Elas e eles conquistaram medalhas nos europeus das respectivas modalidades em Moscovo e Amesterdão.
Portugal invadiu os media mundiais! Isto, tudo graças ao título conquistado pela Selecção das Quinas em França no passado dia 10 de Julho. A vitória de Portugal no Euro 2016, valeu mais de 60 mil notícias em apenas dois dias e foi destaque a nível internacional e fez da palavra “Portugal” a mais falada nos meios de comunicação social em todo o mundo.
Havia quem defendesse a “Nação Valente” (cognome atribuído à selecção portuguesa, pelo presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa) e, claro, havia quem falasse mal. Mas, mal ou bem, a equipa portuguesa somou mais de 200 mil notícias nos media internacionais desde que Fernando Santos divulgou a lista de convocados, sendo França o país que mais referiu a nossa selecção com mais de 9 mil notícias.
Quem não sabia onde era o nosso “jardim à beira mar plantado”, passou a saber. A vitória das quinas atravessou o Atlântico e bateu recordes nos media norte-americanos e brasileiros.
Se tivemos jogos brilhantes, de tirar o fôlego e de arrepiar? Não…Se chegámos à final apenas com uma vitória? Ah pois chegámos! E até chegaríamos lá só com empates se fosse preciso. A verdade é que ganhou a selecção “fraquinha e nojenta que não jogava nada”!!!
Dificilmente serão esquecidos os momentos em que o Éder marcou o único golo contra a selecção francesa, o suficiente para fazer de todos nós Campeões Europeus.
Inesquecível! Memorável! Aquele momento que fica para a história, não só de Portugal, mas de todos nós!
Obrigada Éder!
Obrigada Rui Patrício!
Obrigada Rapazes!
Obrigada Portugal!
~ Um chá cheio de emoção e orgulho português ~