Chá das 3

Travel Post #10 – Roma

Depois de este ano ter feito uma viagem focada no descanso à Ilha do Sal, chegou a vez do tipo de viagem que mais gosto, a um lugar em que se respira história. O destino escolhido foi uma capital europeia, a Cidade Eterna, Roma!

14705760_10154650563953571_135586848532001410_n roma-1

Melhor  que viajar para uma cidade como Roma, é fazê-lo com um grupo de amigos super divertido em que a probabilidade de doer a barriga de tanto rir é grande.
img_0402Acabadinhos de chegar fomos fazer uma tour num autocarro que passou pelos pontos históricos da cidade, dando-nos uma noção do quão maravilhosa a cidade é, e deixando ainda mais curiosidade em conhecer todos os sítios ao pormenor.

O ponto de partida para a grande aventura foi a Piazza Venezia e o Monumento Vittorio Emanuelle II. Todos os dias passámos neste monumento, as escadas estavam sempre cheias de gente, é simplesmente magnífico, vale a pena passar também durante a noite com as escadas e fontes iluminadas.

dsc_0017 14563423_10154650564098571_2860010668819007398_n

Nessa noite, já que era perto, decidimos ir ver a magnífica Fontana di Trevi. Se de dia é bonita, de noite não há palavras. Fortemente iluminada e rodeada de uma multidão, secretamente, a pedir um desejo de costas para a fonte e a atirar a sua moeda. Reza a lenda que devemos atirar uma moeda de costas para voltar a Roma. Assim fizemos!

img_0373

No segundo dia levantámo-nos bem cedinho para ir para o Vaticano ver o Papa, já que era Domingo. Mas, antes disso ainda viria uma “surpresa”. Eram cerca de 8h da manhã, em Roma, quando tudo começa a tremer, estava a acontecer um sismo! Um pequeno susto que logo passou.

Já no Vaticano fiquei maravilhada, tudo lindíssimo, apesar de achar a Praça de São Pedro mais pequena do que imaginava. Ao meio-dia em ponto o Papa Francisco veio à janela, a praça estava cheia para assistir ao Angelus, que dura cerca de 15 minutos. É inexplicável, maravilhoso, uma sensação de paz incrível! Realmente ir a Roma e não ver o Papa, não seria a mesma coisa.

img_0424 img_0517

Como a Basílica de São Pedro não se podia visitar naquele dia, decidimos voltar lá no dia seguinte para ver tudo. Rumámos, então, ao Coliseu.

No caminho passámos no Castelo de Sant’Angelo, é lindíssimo, fiquei com pena de não termos entrado, atravessámos a Ponte de Sant’ Angelo sobre o rio Tibre.

castelo ponte

Chegados ao imponente Coliseu ficámos fascinados. Pensar que uma coisa tão bela foi palco de coisas tão horríveis. É um dos sítios que não pode mesmo faltar no roteiro pela sua arquitectura e pela história!

img_0612 img_0566

Seguimos a pé pelas ruas de Roma e já ao final do dia chegámos à Piazza del Popolo ou Praça do Povo. É uma praça enorme, com três igrejas e no centro tem o Obelisco trazido do Egipto por Octavio Augustos.

Subimos  aos Jardins da Villa Borghese mesmo na altura certa, ao pôr do sol. Tem uma vista lindíssima de Roma, podemos observar os edifícios mais altos, incluindo o Vaticano. Podemos observar, também, uma das ruas mais movimentadas da cidade, a Via del Corso.

img_0634

Já de noite fomos até à Piazza di Spagna. É umas das praças mais famosas de Roma onde estão presentes algumas das marcas mais conhecidas de alta costura. Nesta praça podemos também observar a famosa Scalinata della Trinità dei Monti.

Nessa noite decidimos explorar a cidade e acabámos por explorar até demais, perdemo-nos! Mas foi, sem dúvida, a noite mais divertida em Roma!

No dia seguinte voltámos ao Vaticano. Bem cedinho começámos pelo Museu do Vaticano e Capela Sistina.

img_0739

O Museu é o paraíso para os amantes de arte, para ver tudo ao pormenor tem de se tirar o dia só para isto. A Capela Sistina é a parte mais conhecida do Museu, estava muito cheia e apesar dos seguranças estarem sempre a dizer “no photo” consegui tirar uma foto para mais tarde recordar. É muito bonita mas confesso que estava à espera de mais.

Seguimos para a tão esperada Basílica de São Pedro. Sem palavras! Nem sei explicar, a Basílica é tão mas tão bonita que acho que nunca vi nada assim. História por todo o lado, uma riqueza extrema, uma beleza inigualável, uma paz inexplicável!

img_0740 img_0750
Fomos também aos Túmulos dos Papas no piso inferior da Basílica. O túmulo de São Pedro é qualquer coisa. Também dá para subir à cúpula, mas nessa ninguém me apanhava com toda a certeza (medo!!!).

img_0762 img_0760

Seguimos “viagem” até à Piazza Navona. É das praças mais conhecidas e movimentadas de Roma, e também a minha favorita.

img_0785

Chegámos, então, ao Pantheon. É um templo dedicado aos deuses romanos e no cimo tem um buraco de cerca de 9 metro de diâmetro, que através das suas características mesmo que chova a cântaros a água não entra lá dentro.

img_0816

Nessa noite seguimos para a Via del Corso. Olaaaaaa lojas! Bem, aqui os rapazes foram dar uma volta, enquanto nós andámos a deliciar-nos em várias lojas.

No  último dia, como só tínhamos a manhã, ainda tentámos ir à Santa Maria della Vittoria, que é famosa por abrigar a obra-prima de Gian Lorenzo Bernini na Capela Cornaro, a estátua do Êxtase de Santa Teresa”. Mas, infelizmente, estava a decorrer a missa e não conseguimos ver.

As pizzas, aprovadíssimas; as pastas tivemos um bocado de azar nos sítios que fomos; o gelato, delicioso, não falhou nenhum dia.

Nós fomos 4 dias e tivemos a feliz ideia de comprar o Omnia Card e o Roma Pass de 72h, tem o custo de 108€ e permite passar à frente das infinitas filas do Vaticano, de outras atracções turísticas e andar em qualquer transporte na cidade.

Roma é cheia de simbolismos, toda ela é uma igreja, respira-se história por todo o lado.

Sem dúvida, só em Roma é possível entender Roma!

Nicia, Cátia, Marina, Marco e Samuel, obrigada por esta aventura. Que venham muitas mais com o grupo mais recheado de gente divertida!

14590428_1490411894318613_4749843464713734448_n

Arriverderci Roma! Vamos esperar que a moedinha na Fontana di Trevi resulte!

~ Un Tè a Roma ~

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s